Redes de computadores (em contrução)

Pense em um dispositivo qualquer. Esse dispositivo pode ser conectado em alguma rede?

Cada vez mais os dispositivos podem ser conectados a redes e a internet. Desde computadores, até a alimentadores de pets, máquinas de lavar roupas, assistentes inteligentes, smartphones e uma infinidade de outros. 

As facilidades que isso nos traz são inúmeras! (Bem como as dependências!)

Entre todos os seus dispositivos que podem ser conectados de alguma forma, qual seu preferido? Por que? 

Você já parou para pensar como ele foi desenvolvido? De onde veio a ideia? Como ela evoluiu? Como ocorre a conexão com a rede? E se esse dispositivo não fosse conectável, quais limitações teria?

Ampliando a visão para além dos seus dispositivos próprios, liste os dispositivos conectados aos quais você tem contato diário e imagine como era a vida antes da existência deles? Dos caixas informatizados de super mercado, os bancos financeiros de forma geral, as tags de pedágio, os cardápios em alguns cafés da cidade, as compras pelo aplicativo ou site… os ebooks, as músicas online, os podcasts, os artigos, o conteúdo disponível super rápido….

O caixa de super mercado por exemplo, parece um sistema bem simples, mas já parou para pensar como ele se comporta? E a importância de reunir e gerenciar a informação de todos os caixas?

As redes surgiram justamente por isso, para permitir a troca de informações. Sejam informações locais como nos caixas e demais sistemas do supermercado ou distantes como no caso do gerenciamento de contas bancárias ou compras online.

Todos esses sistemas precisam de internet para operar? A internet facilita, mas nem toda rede precisa ter relação com a internet.

A internet também é considerada uma rede. Quando você navega em páginas do seu interesse, você costuma se preocupar e verificar de onde vem aquela informação?


As redes, assim como muitos outros conceitos estudados na área, não são uma tecnologia nova. Elas sofreram grande impacto com a popularização dos computadores, com a evolução das tecnologias disponíveis e estão em constante evolução… Isso torna elas tão importantes para nós!

Pense em algum escritório pequeno que você conhece, observe que mesmo possuindo apenas 3 ou até menos computadores, esse escritório possui uma rede. Ela conecta os computadores entre si para transmitirem documentos (e outros dados), conecta as impressoras e outros dispositivos, além disso, provavelmente também há conexão com a internet.

Vamos analisar algumas situações:


1) Você acordou e hoje terá um dia (útil) normal. Quanto tempo você leva para ter contato com alguma rede? Se você foi despertado por algum dispositivo que depende da rede para tal atividade, eis ai seu primeiro contato. Pense rapidamente sobre o restante do seu dia, você consegue chegar ao final de um dia útil comum sem ter tido contato com alguma rede?

2) Você acordou e hoje é seu dia de folga (final de semana, feriado…). Quanto tempo você leva para ter contato com alguma rede? E ai, no seu dia de folga, você normalmente faz uso de algum dispositivo conectado ou passa o dia distante de toda e qualquer rede?

3) Você acordou doente e não conseguirá ir trabalhar. Como você (ou alguém da sua família) comunica a empresa? Como agenda a consulta? Compram os remédios? etc… Quanto tempo você fica em um dia como esse sem depender de alguma rede? No seu dia de repouso, você dorme, ou assiste? Vê algum email? Organiza agenda?….

… são diversos os cenários que podemos criar para nosso dia-a-dia. Mas observe que na maioria desses cenários, fazemos uso (direta ou indiretamente através de um atendente por exemplo) de alguma rede para facilitar nossa vida.

Pense e liste alguma coisa que você nunca imaginou que poderia fazer e agora é simples por meio de uma conexão. Eu por exemplo, sempre tive vontade de poder viajar e deixar roupas lavando. Mas mesmo nas lava e seca não era possível, pois ficar fechada com as roupas lavadas/secas por algum período deixava elas com cheiro ruim. Agora consigo por as roupas na máquina (e respectivos produtos), sair… e “dar o play” no processo algumas horas antes de chegar em casa. Assim quando chego, estão limpas para serem penduradas ou guardadas (dependendo da configuração escolhida no Iphone) e com cheiro agradável.

Pense alguma coisa que você gostaria de poder automatizar mas que ainda não é possível. Será possível no futuro? O que você precisa para você mesmo resolver esse problema? Será que não é problema de outras pessoas também? Talvez seja aquela chance de ficar milionário e você ai esperando que alguém resolva o problema para você.

Vamos voltar um pouco… Não abordamos a pandemia nesse processo todo. Como ela afetou as redes? Como os sistemas se transformaram? Como as pessoas passaram a resolver tudo online? Como o trabalho remoto aumentou? Como você foi afetado nesse processo, relacionado a redes, o que mudou para você?

Torres (2018) indica que as empresas implementam redes por 3 principais motivos:

  • Compartilhamento de dados (arquivos, emails, agendas, mensagens instantâneas, videoconferências, etc…)
  • Compartilhamento de recursos (impressoras, conexão com a internet, etc…)
  • Administração centralizada.

Em recursos, podemos incluir também, os experimentos remotos. Fundamentais para aulas práticas principalmente agora na pandemia.

Hoje ficamos sem WhatsApp, Facebook e Instagram. Como isso te afetou? Quanto tempo você normalmente demora para perceber quando há problema no whats, no face, no insta e outros? Poucos anos atrás, nada disso estava disponível!

Leave a Comment