Planejamento Financeiro

O planejamento financeiro permite que uma empresa possa sobreviver em constante atualização além de possibilitar a melhoria contínua e contribuir com a competitividade. Um bom planejamento financeiro prevê a projeção monetária, o resultado de suas decisões e busca comprovar se os seus objetivos são alcançáveis ou não, bem como se agrega valor para todo o coletivo da empresa.

É muito comum que os empreendedores digam que não possuem formação especializada na área e que não sabem fazer um planejamento econômico – financeiro. Porém, atualmente existem diversos aplicativos e ferramentas que auxiliam com as operações como: cálculos de amortizações, conta de resultados, fluxo de caixa, entre outros. O importante é compreender o que é importante e saber coletar os dados necessários para introduzir em tais aplicativos. Ou seja, basta ter conhecimentos básicos para definir o que precisa, escolher e operar a ferramenta adequada (ou até mesmo encomendar uma específica) e depois saber interpretar os resultados e usá-los da melhor forma.

Os dados que são necessários para a elaboração do planejamento financeiro são dados facilmente identificáveis, como quanto de dinheiro irá necessitar (inversão), como conseguirá (financiamento), como prevê vender e a que valores (entradas), quais serão os custos variáveis do produto ou serviço e quais serão os custos fixos, incluindo salários. Muitos desses elementos já estão indicados no próprio plano da empresa, então o planejamento financeiro, vai simplesmente transformá-los em dados numéricos e vinculados.

Um bom planejamento financeiro deve ser:

Deve ser a imagem fiel da empresa e, portanto, a contabilidade deve ser real e atualizada, caso contrário, não terá utilidade.

Deve ser realista e alcançável, com uma ordem lógica para ser colocada em funcionamento.

Simples e fácil de seguir e ser colocada em prática.

Afinal de nada adianta um planejamento que não reflete o ambiente da empresa, que não é real ou que é impossível de ser implementado. O objetivo de planejar qualquer coisa, seja financeira ou não, é poder implementar e gerenciar isso da melhor forma. Se o planejamento não poderá ser seguido, então ele não é um bom planejamento e precisa ser adequado.

Mas afinal, o que determina a viabilidade financeira da empresa?

A análise financeira e econômica vem de um conjunto de cálculos que permitem medir a rentabilidade e analisar a viabilidade econômica de um negócio, onde para determiná-la devemos:

  • Calcular os fundos necessários para colocar em andamento o negócio, os aportes de capital próprio e de terceiros, e desenvolver a previsão de caixa.
  • Calcular os benefícios previstos mediante a conta dos resultados.
  • Conhecer em cada momento como se encontra a empresa em termos econômicos, mediante um balanço de situação.

Um projeto se torna viável quando:

  • O pressuposto de inversão (volume de fundos necessários, dinheiro para colocar em andamento a empresa) se encontra coberto pelo pressuposto de financiamento (fundos que financiam as inversões a cada ano).
  • Se obtenha um benefício suficiente (entradas menos os gastos do exercício).
  • Se obtenha liquidez (capacidade da empresa de obter fundos para compromissos de pagamentos imediatos).

Conceitos básicos que serão necessários para manipulação na empresa.

O financiamento necessário: São os fundos necessários em uma empresa para poder desenvolver suas atividades. Esta necessidade se cobre mediante os empréstimos (dívidas) ou mediante a inversão dos sócios da empresa (capital).

Financiamento próprio pode ser:

  • Aporte dos sócios.
  • Recursos gerados pela própria empresa e que não são divididos (reservas, amortizações, previsões).
  • Aportes de terceiros sem exigência de devolução (subvenções).

Financiamento de terceiros: São os fundos emprestados de terceiros, geralmente bancos ou instituições financeiras, de forma temporal, com a devolução em datas pré-definidas e com pagamento de juros e taxas administrativas.

Fundo de manobra ou capital de giro:  É a parte do financiamento básico, como recursos próprios + recursos de terceiros a longo prazo. Serve para financiar os elementos do ativo circulante.

Previsão de caixa: É o resumo mensal dos recebimentos e pagamentos que se fazem ao longo do ano. O caixa da empresa é igual ao que terá no início de um período, mais a soma das entradas, diminuído das saídas nesse mesmo período.

Vamos distinguir alguns conceitos:

Recebimentos: a entrada de dinheiro em caixa, bancos, duplicatas, etc.

Pagamentos: O importe da aquisição de bens e serviços para a produção (matérias primas, energia, compra de equipamentos).

Balanço Patrimonial: Consiste na previsão do estado concreto da empresa em um determinado momento. Indica o estado de suas inversões e suas fontes de financiamento. Informe dos bens e direitos da empresa (o que tem e o que lhe devem), que representam o seu ativo; e as obrigações (o que a empresa deve para terceiros) que representa seu passivo. O balanço patrimonial revela investimentos e financiamentos em um determinado momento, que normalmente coincide com o ano calendário, e seu fechamento é em 31 de dezembro de cada ano.

Um pouco sobre custos e ponto de equilíbrio

Conhecendo os custos é possível ter uma ideia da viabilidade do projeto calculando o ponto de equilíbrio. Tendo o projeto preparado, conhecendo os custos e os valores de venda dos produtos ou serviços, é possível estabelecer quantas unidades ou tempo serão destinados para não perder dinheiro, equilibrar e começar a ter um faturamento positivo. O ponto de equilíbrio proporciona um benefício zero, ou seja, é quando os gastos se equivalem ao lucro. A partir desse ponto originam-se os benefícios, enquanto que ao contrário, a empresa está tendo prejuízo.

Se você já analisou o mercado, então já tem uma ideia do volume de clientes que pode alcançar, isso também facilita para estabelecer preços dos produtos, porém, não será possível sem antes conhecer seus custos que são:

Custos variáveis: São aqueles associados diretamente a matéria vendida como o custo dos elementos incorporados ao processo produtivo que variam conforme a função das unidades produzidas. O custo variável aumenta quando a produção aumenta e diminui da mesma forma. Com o passar do tempo, os custos variáveis podem estabilizar-se e serem controlados. Exemplos são comissões de vendas, matéria prima, embalagens, impostos específicos, distribuição.

Custos fixos:  São aqueles que independente da produção ou venda realizada, geram investimento, podem ser pagos mensalmente e podem modificar-se com o tempo, segundo a necessidade e situação da empresa. Os custos fixos variam de acordo com a quantidade de empregados, o tipo de empresa e segundo os bens ou serviços brindados, como exemplo o aluguel, impostos, salários, internet, luz, água, seguros, etc.

Imobilizado: Inclui os investimentos feitos em imóveis, edificações, terrenos, equipamentos, computadores, veículos. Esses investimentos se caracterizam por sua natureza ser permanente e não serem destinados a venda. Esses valores são calculados pelo valor da aquisição descontado seu valor de depreciação em decorrência do desgaste de uso ou ação da natureza e os valores de perda acabam se transformando em custos.

Intangível: São as contas que representam os bens incorpóreos, e são elas as patentes, franquias, direitos autorais, marcas, ágio, direitos de exploração, que vão sendo amortizados gradualmente.

Os objetivos de um planejamento financeiro são:

  • Estimar a rentabilidade de um projeto ou de uma empresa já estabelecida.
  • Identificar as necessidades, forças e deficiências financeiras da empresa.
  • Determinar as estratégias que se devem colocar em prática e as decisões que se devem tomar.
  • Identificar potenciais fontes de financiamento, ingressos ou aumento na produção ou nos ganhos.

Tanto pequenas quanto as grandes, dependem de um controle financeiro para saberem sua situação monetária e obterem lucratividade. A empresa obtém lucros mesmo sem utilizar métodos técnicos, mas, com certeza a lucratividade será muito mais eficiente se for bem administrada.

A informática e tecnologia são hoje instrumentos de baixo custo e também são ferramentas imprescindíveis, principalmente porque seus resultados são exatos, tem agilidade e economiza-se em mão de obra. Muitas empresas encerram suas atividades devido à falta de aplicação técnica no negócio, como gerenciamento financeiro e controle dos custos adequados. Você deve sempre lembrar:

  • Busque eficiência e qualidade nos produtos e atendimento ao cliente.
  • Disponha-se a correr riscos moderados e que sejam calculados.
  • Seja persistente, modifique as estratégias quando achar necessário.
  • Mantenha-se informado sobre seus clientes, concorrentes e fornecedores.
  • Estabeleça metas, de longos, médios e curtos prazos, fazendo ajustes quando necessário.
  • Mantenha um registro financeiro atualizado e que seja confiável, que permita obter informações necessárias à tomada de decisões.

Em tempos remotos, para manter atualizado a movimentação de mercadorias, estoques e finanças, era algo trabalhoso e de elevado custo, pois era trabalhoso e exigia maior número de funcionários e de confiança, porém, hoje com a informatização, tudo está mais fácil, os equipamentos têm preço acessível e qualquer pessoa com prévio conhecimento é capaz de operar. Mesmo que a empresa não tenha softwares exclusivos ou adaptados para o seu serviço, existem diversos programas até mesmo gratuitos ou que acompanham o equipamento que facilitam essa operação.

Outro ponto chave a tratar é conhecer antecipadamente e com detalhes quais são as necessidades a curto e longo prazo, dessa forma, é possível tomar decisões rever preços das mercadorias, comprar novos equipamentos, contratar ou demitir funcionários, aumentar estoque ou aumentar o leque de clientes.

O departamento financeiro deve encarregar-se de assegurar uma gestão dos recursos econômicos da empresa de forma racional, na hora de realizar os projetos que a empresa tem em mente e na hora da gestão habitual diária. Deve cumprir com normativas mercantis e fiscais, já que o não cumprimento pode gerar sanções como afetar a imagem da empresa além de multas. Gerar os impostos corretamente e pagá-los em prazos oportunos são práticas que não podem passar por alto de maneira alguma.

Por último e não menos importante, também deve-se levar em consideração a formação contínua dos gestores e pessoal responsável pelas finanças, fazer um melhoramento de forma continuada aos suportes informáticos e levar a cabo uma excelente administração assegurando uma gestão inteligente, com controle interno, arquivo eficiente e indicadores claros da gestão financeira eficiente da empresa.

Aprofunde seus estudos com as publicações indicadas a seguir:

ANTONIK, Luis Roberto. Empreendedorismo: gestão financeira para micro e pequenas empresas. Alta Books – Rio de Janeiro. 2016.

COSTA, Luiz Guilherme Tinoco Aboim [et al.]. Análise econômico-financeira de empresas. FGV. São Paulo. 2011.

FONSECA, José Wladimir Freitas da. Administração Financeira e Orçamentária. IESDE Brasil S.A. Curitiba. 2009.

SOUSA, Antonio de. Gerência financeira para micro e pequenas empresas. Elsevier. Rio de Janeiro. 2007.

14 thoughts on “Planejamento Financeiro

  1. Todo empreendedor, sendo de uma empresa de pequeno, médio ou grande porte, deve saber, ao menos, o básico sobre finanças para aumentar as chances de sua empresa obter sucesso, mas caso não saiba, existem diversos aplicativos que auxiliaram o empreendedor no controle financeiro da empresa, aplicativos, onde o mesmo, só precisará alimentar as informações que o aplicativo solicita, e o mesmo gerará relatórios automáticos para o empreendedor. Todo planejamento financeiro com sucesso deve ser fiel, realista e fácil para conseguir o objetivo principal que é conhecer em cada momento como se encontra a empresa em termos econômicos.
    Analisar o financeiro é essencial para verificar se o projeto é viável, e ele é viável quando obtém mais lucro que o investimento, desta maneira sabe que o projeto está sendo autossustentável. Como todo o passo para se tornar um empreendedor, deve-se sempre analisar o mercado financeiro atual em sua volta, porém analisar também que sempre terá custos que estão envolvidos com os custos para a produção do item e do local onde está situada a empresa.
    Existe também o planejamento financeiro, que nada mais é do que verificar os problemas financeiros da empresa, e definir estratégias para melhora-los, este é um passo de extrema importância para a saúde financeira da empresa, e o empreendedor e sua equipe deve realizar com muita frequência. Além de continuar se especializando e investindo em sua equipe de finanças.
    A tecnologia está altamente ligado com a saúde financeira da empresa, pois como falado anteriormente gera relatórios com muita velocidade e eficiência.

  2. Achei muito interessante, a falta de planejamento financeiro é algo que pode acabar com o lucro de qualquer empresa independente do porte, me faz lembrar de um episódio do show “Pesadelo na Cozinha” onde o apresentador visita uma restaurante que faz hamburgueres gourmet e tem uma bela fachada mas devido ao mal planejamento financeiro quando estavam montando o restaurante, a cozinha acabou ficando em segundo plano e o restaurante acabou sendo um bela exposição de coisas ‘geek’ com hamburgueres ruins e um serviço terrível aos clientes.

  3. Devido à época de pandemia que estamos passando, podemos observar várias empresas demitindo boa parte dos funcionários, ou até mesmo fechando as portas. Mas também temos empresas com uma boa administração e o que aparenta ser uma grande quantidade capital de giro, utilizando o momento para aderir estratégias que façam com que a produção não pare e sem demitir funcionários em grande escala. Aparentemente nenhuma empresa estava preparada para a pandemia, mas podemos notar que aquelas que estavam mais organizadas financeiramente se saíram melhor, pois a consulta de dados fica mais fácil, dando a oportunidade de ação antecipada àquelas que perderam muito tempo buscando seus dados financeiro para depois vir a tomar uma decisão, podendo ser tarde demais.

  4. O planejamento financeiro sem duvida é o planejamento mais importante que se deve fazer, pois se não for feito de forma correta poderá fechar a empresa antes mesmo dela abrir.
    Sabemos que uma empresa não dará lucro nos primeiros 3 anos, desta forma se for abrir uma empresa precisará tem capital, fundos, para se manter ativos por pelo menos 3 anos.
    Também temos ciência que no Brasil que vivemos hoje, é mais complicado abrir uma empresa do que fecha-la, pois estamos cheios de impostos que precisam ser pagos em cima de qualquer produto ou serviço, desta forma o empregador precisa muito bem estudar o ramo de atuação da empresa, para saber tudo que precisará pagar e gastar para se manter ativo, até os lucros começarem a aparecer.

  5. A importância do processo de planejamento financeiro para a vida das empresas diante de um cenário econômico abalado por inúmeras crises que levam a economia sofrer uma serie de variações. Diante desta realidade o processo de planejamento financeiro tem sido um fator chave para o sucesso empresarial contribuindo significativamente para que o planejamento estratégico obtenha êxito.
    O processo de planejamento financeiro apresenta-se como uma ferramenta importante para a estratégia empresarial e à administração financeira, de modo a dar o aval para política de crescimento e permitir a sustentação financeira de suas atividades sem colocar em risco as finanças empresariais, contribuindo significativamente para a continuidade da organização. Inclusive o planejamento financeiro estabelece os caminhos para que os objetivos financeiros sejam alcançados.

  6. A primeira coisa que nos vem a mente quando pensamos em abrir uma empresa, com certeza é a parte financeira. Se não é referente ao lucro, pensamos nos gastos que teremos quando tomarmos a iniciativa. O Planejamento financeiro dentro das empresas é com certeza uma das partes mais fundamentais para o bom andamento da mesma, até por que não existe empresa em que os gastos são maiores que os lucros( a não ser empresas sem fins lucrativos). Sabemos que na maioria dos casos, as empresas não dão lucro nos 3 primeiros anos, tendo isso em mente, fica ainda mais nítido o porque do planejamento financeiro ser extremamente necessário para a “sobrevivência” da empresa.

  7. Esse é um tópico muito importante, pois quase toda empresa é criada com o objetivo de gerar lucro e se não tiver um bom planejamento financeiro, irá ocorrer como a maioria das empresas no Brasil, que vão a falência em menos de 5 anos. Junto do planejamento financeiro é imprescindível o auxilio ou o uso de bons contadores. Com isso, muitas empresas, principalmente as grandes, investem em seus contadores, capacitando-os para conseguir, dentro da lei, melhores maneiras de fazer a empresa prosperar na sua área.

  8. Planejamento financeiro, é inquestionavelmente o pilar de sustentação de qualquer organização que desejar ter um longo tempo de vida. Além de gerar clareza na parte de ações ligadas à movimentação financeira, esta mecânica é uma excelente maneira de se proteger dos impactos imprevisíveis vindos das situações de crise. De maneira geral, está mecânica tende a trazer apenas benefícios para as empresas que a adotam, a mesma, nada mais é do que um filtro administrativo que tem como objetivo tornar a gerência financeira de uma organização mais simplificada, transparente e eficiente.

  9. A gestão financeira é um ponto vital para as empresas, ainda mais em tempos onde a matéria prima sofre alterações de preço quase que diariamente, uma empresa desprovida de um bom planejamento financeiro está sempre correndo riscos, enquanto empresas que estão bem preparadas nesse quesito, continuam com crescimento e evolução mesmo diante das crises.
    No Brasil existem muitas empresas que faturam milhões por ano, e acabam falindo, devido a má gestão financeira, o caso mais comum é quando a empresa começa a gerar lucro e o dono cresce o olho, e sai esbanjando dinheiro. Por isso, o ideal é empresa rica, dono pobre, e não o inverso.

  10. Primeiro momento é necessário saber como organizar as finanças, compreender o ponto em que sua empresa se encontra, fazendo um levantamento de todas as informações financeiras que estão atreladas a ela.

    Feito esse levantamento, que deve ser o seu trabalho mais árduo para ter um planejamento financeiro empresarial eficiente, é hora de debruçar-se sobre os números e tudo que estiver ligado a eles: equipes, vendas, produtos e serviços.

    Com as respostas, é possível se aprofundar nas metas para a empresa e ter um Plano de Ação praticamente montado para que elas sejam executadas e perseguidas à risca.
    Podemos utilizar o PDCA – Plan, Do, Check and Act – (Planejar, Executar, Checar e Agir).‍

    É preciso acompanhá-lo e realizar eventuais ajustes que se fizerem necessários no decorrer da execução, o que é normal e até aconselhável, raramente, uma estratégia traçada seguirá 100% fiel ao que se imaginou.

    Explore seus concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos. Afinal de contas, em um mundo tão tecnológico, cada vez a concorrência se torna mais transversal. ‍Basta ver os aplicativos de motorista particular, que ampliaram suas áreas de atuação, tornando-se deliveries de qualquer produto.‍

  11. Uma das principais importâncias de um bom planejamento financeiro, é que ele ajuda as organizações a atingirem seus objetivos. Ele define e prioriza as metas financeiras do seu negócio e aprimora a tomada de decisões para atingir as metas estabelecidas. Ao decidir implementar um plano financeiro, deve-se adequar seu plano às metas financeiras de sua empresa. As metas são definidas com base no propósito do negócio e o plano financeiro serve como um roteiro para o alcance dessas metas. Nesse caso, ao definir metas para o seu negócio, todos os conceitos básicos e o ponto de equilibrio, como citados no texto, devem ser apurados, para que a manipulação seja efetiva. Portanto, um plano financeiro aumenta o sucesso financeiro das organizações.

  12. O planejamento financeiro é importante em qualquer empresa, desde microempresas até grandes corporações. Existem inúmeras ferramentas que podem ser utilizadas para controlar 0 status financeiro da empresa e o gerenciamento das contas a receber e a pagar. Um exemplo de ferramenta gratuita que pode ser utilizada é o sistema MarketUP.
    O MarketUP é uma plataforma gratuita de gestão de empresas, que inclui um sistema ERP, emissão de notas fiscais e controle de vendas e estoque de produtos. A plataforma permite a emissão de vários tipos de relatórios para auxiliar na gestão de empresa. Desta forma, a empresa será capaz de realizar o planejamento financeiro com mais facilidade, garantindo melhores resultados. O MarketUP é utilizado por mais de 1 milhão de empresas e tem o apoio de grandes corporações como Microsoft, Pepsico, Amil e Bradesco .

  13. Topico muito importante, ajuda com diversas partes e consegue ter uma visão sobre o que pode acontecer. Sendo assim a a gestão financeira pode ajudar muito em diversas situações, e podem evitar (quando não for o ‘fundo do poço’) de uma possível falência

  14. O planejamento financeiro demonstra-se um ponto chave para as organizações, pois é através dele que se pode estimar os próximos passos da empresa. Um bom planejamento financeiro é capaz de alavancar um negócio, porem a estipulação de metas muito altas pode acabar prejudicando seriamente a empresa, onde as metas impossíveis de serem alcançadas, evidenciam um plano financeiro errado.
    Para que uma empresa viva e seu negócio flua naturalmente é necessário um plano flexível e capaz de atende as necessitas intrínsecas da atividade. Assim se faz necessário a aplicação da tecnologia contribuindo para o desenvolvimento da atividade foco, auxiliar no processo de tomada de decisão, tabulação e armazenamento de dados referentes ao negócio. A criação de aplicativos e fermentas de gestão financeira auxiliam e contribuem para os pequenos empreendedores que não dispõem de quando quantias em caixa , possibilitando o gerenciamento de recursos em tempo real e de qualquer lugar

Leave a Comment