Gerenciamento dos recursos e finanças

O ambiente de trabalho

O ambiente de trabalho é um dos principais pilares que sustenta a empresa, é através dele que líderes, gestores e equipes se reúnem diariamente para desenvolver ações práticas e atividades laborais.

A palavra vem do latim ambiens, que significa aquilo que envolve, cerca, rodeia, abrange as circunstâncias no entorno de um determinado objeto.

A palavra trabalho deriva do latim tripalium, que era uma ferramenta usada para imobilizar animais na antiguidade.  Atualmente o termo é empregado para fazer referência a atividades produtivas dos seres humanos.

Em termos gerais, ambiente de trabalho é um espaço onde pessoas desenvolvem suas atividades profissionais, permeando circunstâncias sobre o funcionamento de uma empresa, como as rotinas de trabalho, segurança, ergonomia, funcionamento de equipamentos, entre outros.

Mensurar qualidade de um ambiente de trabalho exige destreza e atenção para determinados sinais específicos.

Em um bom ambiente corporativo, discussões e conflitos  são pouco frequentes e debates ocorrem sempre de forma respeitosa, os funcionários, independentemente de seu nível hierárquico dentro da empresa, possuem boas condições higiênicas de trabalho, a segurança e a relação entre colegas e superiores é amistosa.

Já em um ambiente nocivo, colaboradores se sentem inseguros e algumas vezes, procuram tirar vantagem uns dos outros em oportunas situações, o que leva ao detrimento do trabalho em equipe.

Em um bom ambiente de trabalho a comunicação flui, os colaboradores se sentem livres, a produtividade é elevada e o crescimento é incentivado.

Considerando que esse ambiente é onde as pessoas passam boa parte do seu tempo, fica fácil concluir que o clima organizacional tem um grande impacto direto no estado de espírito e na produtividade dos funcionários, e se esse local não for agradável, consequências aparecem a longo prazo, conforme menciona o Organização Mundial da Saúde, que aponta doenças que incapacitam trabalhadores, doenças essas geradas no próprio ambiente de trabalho.

Portanto, devemos ter o objetivo de manter uma equipe motivada, produtiva e engajada para alcançar suas metas e impulsionar a lucratividade nos negócios e elaborar estratégias que viabilizem a criação de um ambiente de trabalho são indispensáveis.

Em qualquer jogo, seguir as regras é algo imprescindível, e no ambiente de trabalho também não é diferente. Normalmente as regras a serem seguidas são escritas e apresentadas em forma de manuais técnicos ou normas de conduta, porem também há regras não escritas e culturais, que variam de uma empresa para outra. Seguir as regras dos locais de trabalho é a uma questão de sobrevivência profissional. É possível que não concordemos com tudo o que é imposto e também podemos sugerir algumas mudanças, mas para garantir a boa convivência e produtividade é necessário sempre estar atento.

De um modo geral, duas dicas devem sempre estar em mente. A primeira é que enquanto estão em horário de trabalho, os funcionários são pagos para colocar os interesses da empresa acima dos seus próprios interesses e a segunda é que funcionários que conseguem mudar alguma regra da empresa, são aqueles que sempre demonstram respeito pelas regras que já existem.

Dentro das empresas existem inúmeros fatores que irão contribuir para o sucesso de um empreendimento, que vão desde marketing até o investimento na gestão de pessoas, mas afinal, q que vem a ser um bom ambiente de trabalho.

Em primeiro lugar, um local de trabalho saudável contribui para que funcionários se empenhem e alcancem bons resultados, e um ambiente agradável vai bem mais além que sofás para descanso, decorações lúdicas, moveis ergonômicos e bons equipamentos, o ambiente ideal deve se adequar aos funcionários, ou seja, cada equipe demanda de locais diferentes para poder produzir mais e se desenvolver profissionalmente.

Sendo assim, nem sempre os ambientes de trabalho dependem exclusivamente de equipamentos físicos. É preciso ficar atento as questões que possam influenciar na produtividade da equipe, tentando sempre eliminar fatores que atrapalhem o desenvolvimento e aperfeiçoar as boas práticas do dia a dia.

Não existe uma definição única para um bom ambiente de trabalho, mas é fato que estratégias são fundamentais para que os funcionários produzam mais e assim a empresa cresça de forma duradoura e constante.

Quais são as vantagens de promover esse tipo de ambiente nas organizações?

Primeiramente porque contribui para o crescimento profissional dos funcionários, onde uma empresa bem estruturada e com clima agradável proporciona, e as razões para isso são diversas, como o estímulo para que funcionários busquem aperfeiçoamentos, enriquece as relações interpessoais, o aprendizado se torna constante, a colaboração e diálogo sempre contribuem para evolução, entre outros.

A participação nas decisões da empresa é estimulada, onde é algo bastante importante, pois é possível que o mesmo problema tenha visões diferentes somente o empreendedor não consegue vislumbrar todas as alternativas, se tornando importante a participação dos colaboradores. Nesse cenário, quando criamos um ambiente respeitoso e acolhedor dentro da empresa, a criatividade dos funcionários é trabalhada em prol dos resultados e melhorias do empreendimento.

Os funcionários se sentem mais autônomos, e quando trabalhamos em um ambiente seguro e estimulado, temos mais liberdade para desenvolver a criatividade, e consequência disso é um trabalho mais aperfeiçoado. Porem quando o clima não é tão favorável, os processos acabam se atrasando, pois, alguns funcionários sentem a necessidade de recorrer a um superior antes de tomar decisões. Essa falta de autonomia e insegurança é consequência de um ambiente não saudável e que prejudica o desenvolvimento da empresa, pois gestores precisam tomar decisões até mesmo nas tarefas meramente burocráticas.

Aproveitamento das habilidades de cada funcionário, pois ninguém é bom em tudo, e cada um tem uma prática e facilidade para executar alguma tarefa. Dentro de um ambiente corporativo é essencial que o gestor consiga identificar dentro das equipes as melhores habilidades de cada um, onde todos são importantes e cada um contribui com o seu potencial.

Um bom ambiente de trabalho deve promover a diversidade, pois ela facilita a tomada de decisões e estimula a criatividade, facilitando a resolução de problemas e inovando. Compartilhar ideias e percepções pode desenvolver habilidades de inteligência emocional, e permite que cada trabalhador seja ele mesmo, dispensando as necessidades de assumir características que não são deles, para poder ser aceito dentro da empresa, o que acaba gerando desgaste psicológico. Apoiando a diversidade, os funcionários se sentirão respeitados e motivados.

Adotar estratégias competitivas estimula a inovação, e a inovação pode oferecer muitos benefícios a corporação. Não importa a cor, origem, religião ou local em que vive, o que importa é que todos possam trabalhar com liberdade e contribuir de alguma forma para o crescimento da empresa.

Organização do ambiente de trabalho

Algumas pessoas dizem que o segredo para sua criatividade é um pouco de desorganização, porém, outras se sentem improdutivas em meio a desorganização.

Talvez um pouco de bagunça pode trazer mais criatividade sim, mas viver de forma totalmente desorganizada não é saudável.

Mas o que é ser organizado?

Em seu ambiente de trabalho isso significa poupar tempo e ter mais qualidade nas atividades que estão sendo executadas, onde fica fácil encontrar as coisas que procura, e não perder o foco no que está fazendo.

Se você criar o hábito de organizar as coisas após utilizá-las, não perderá tempo para arrumar todas de uma vez, levando horas ou dias, então comece a organização eliminando matérias velhos, como catálogos antigos, folders e tudo o que não serve para a execução do trabalho. Defina um lugar para cada item, assim quando precisar saberá exatamente onde buscar. Organize sua mesa, pois o espaço físico bagunçado reduz a produtividade e aumenta a chance de se perder na execução das tarefas, fazendo elevar o nível de stress. Mantenha uma lixeira próximo a sua mesa, retire os objetos que não se utiliza, mantenha apenas o que for inspirador e que faça sentido.

Deixe seu ambiente funcional, mantenha por perto o que pode auxiliar nas tarefas, como calculadora, bloco de rascunho, canetas e tudo que seja eficiente.

A ergonomia é outra questão importante no ambiente de trabalho, onde ela é a responsável em garantir que projetos complementem forças e habilidades humanas, minimizando efeitos de suas limitações, não forçando a adaptação. Isso envolve o homem, a máquina, o ambiente, a organização e a informação. A ergonomia se tornou um fator essencial na medida que a utilização dos computadores evoluiu e tem alguns conceitos básicos, como a de possibilitar conforto e proporcionar a prevenção de acidentes aos indivíduos.

Para o bem da sua saúde física, verifique se há iluminação suficiente, se sua cadeira é confortável, se o pulso não dói ao utilizar o computador, tudo isso é muito importante e se algo não está bem, é hora de repensar e reorganizar o seu trabalho.

Para obter um ambiente de trabalho agradável é indispensável a utilização do programa 5S, que visa a mudança na maneira de pensar na direção de um melhor comportamento. Regras comportamentais são estabelecidas para serem aplicadas no ambiente de trabalho e gira em torno de 5 expressões originárias do Japão, que são:

Seiri (Classificar, arrumar, senso de utilização)

Seiton (Separar, ordenar, senso de ordenação)

Seiso (limpar, senso de limpeza)

Seiketsu (padronizar, conservar, senso de limpeza)

Shitsuke (sustentação, autodisciplina, senso de autodisciplina)

O primeiro passo dos 5S, o Seirin/Classificar, envolve a classificação dos recursos que serão utilizados, sem itens desnecessários ou que sejam pouco usados, pois isso pode mais atrapalhar mais do que ajudar. Assim como uma planta descarta uma folha seca que já não tem mais utilidade, deve acontecer esse mesmo processo com os recursos e materiais que não são necessários para a execução do seu trabalho. Procure nas dependências da empresa itens que não são úteis e que estejam fora do seu lugar, como ferramentas, material de reposição, documentos, informativos e faça um questionamento se vai utilizar ou não, pois a resposta ajudará a tomada da decisão para o início da primeira etapa.

O segundo S, Seiton/Organizar, diz respeito a organizar o que já foi classificado, e isso envolve toda a equipe para elaborar a melhor estratégia para indicar onde os itens devem ficar até sua utilização. Coloque itens utilizados no dia a dia ao alcance das mãos e organize cada item em seu devido lugar, pois a premissa da palavra seiton nos diz que se não está classificado, não está organizado.

O terceiro S, Seiso/Limpar, exige a limpeza diária dos espaços de trabalho, pois um espaço limpo é mais produtivo. O objetivo não é só limpar, e sim, atentar-se de onde vem a sujeira, qual o motivo, para que assim soluções preventivas possam ser implementadas, para eliminar ou ao menos reduzir a necessidade dessa atividade. Locais de trabalho limpos e organizados geram menos stress aos envolvidos, que assim executam suas atividades com mais eficiência e exatidão.

Seiketsu/Padronizar, o quarto S significa a padronização do funcionamento operacional e responsabilidades de um setor ou processo. Além disso, possui também o objetivo de garantir condições propícias para os funcionários no estabelecimento em que trabalham, podendo cumprir de forma respeitosa e segura as regras de condutas impostas. Após a implementação dos 3S anteriores é preciso tornar alguns valores e culturas de comportamento em senso comum, para manter o que já foi conquistado. O Seiketsu nos traz um conceito de tornar cotidiano e sistematizar rotinas e normas para manter o novo padrão, agora já implementados os outros 3 anteriores.

E finalmente o 5S, o Senso da Disciplina, é fazer um hábito desse novo padrão imposto, tornar um estilo de vida. E para isso é preciso estimular os novos valores e investir na capacitação contínua para que passem a fazer parte da cultura organizacional da empresa. Também é recomendável estabelecer avaliações periódicas, para poder monitorar constantemente se os 5S estão sendo aplicados e também verificar os pontos que são necessários um aperfeiçoamento.

Essa fase tem o objetivo de tornar uma filosofia de trabalho e com essa ferramenta oferecer resultados a médio e longo prazo que beneficiarão a qualidade de vida de todos os envolvidos e melhorando constantemente o resultado da organização empresarial.

A aplicação dessa metodologia, por sua própria natureza permite com o passar do tempo fazer com que os processos se tornem sistematizados e mais organizados, facilitando as operações, otimizando o tempo utilizado na execução de tarefas e reduzindo perdas de materiais, e é claro, que com um aproveitamento melhor e maior organização das atividades, obtém-se um impacto positivo sobre a produtividade dos funcionários.

Recursos necessários e desejáveis

Um planejamento estratégico é a ferramenta mais importante quando se deseja investir em algum negócio, pois é ele que dará a visão real do que poderá ser feito.

Os recursos são uma das especificações mais importantes, pois é preciso investir para iniciar algo, e é também necessário tem alguma segurança nos primeiros meses do início do empreendimento.

O gerenciamento de recursos inclui todo o processo de identificar, adquirir e gerenciar os recursos que serão necessários para a conclusão bem-sucedida de um projeto, que vai desde a equipe, os equipamentos, tempo e toda a infraestrutura.

É preciso planejar o gerenciamento dos recursos, estimar o tipo e quantidade necessários, adquiri-los, compor uma equipe e controlar esses recursos.

Para captar e determinar os recursos necessários, o empreendedor deverá utilizar a sua capacidade de planejamento e habilidades em negociações, para poder se relacionar no mercado com as melhores alternativas de financiamento para o seu negócio.

Determinar os recursos necessários é sequência do planejamento efetuado, um planejamento e plano de negócios. Existem diversas maneiras e fontes distintas para captação de recursos, que podem ser através de bancos, economias pessoas ou até mesmo familiares e amigos.

É preciso cautela, pois de nada adianta identificar excelentes oportunidades de negócios, desenvolver todos os detalhes do plano estratégico, captar recursos para iniciar as atividades e não ter capacidade administrativa para gerir essa empresa, pois ao invés de oportunidades de lucros e sucesso, acarretará prejuízo e endividamento. Essa etapa se configura como crucial para o sucesso de um empreendimento.

Alguns itens básicos a serem analisados para a captação e utilização dos recursos são:

Primeiramente um local, pois, será um consultório, uma loja, ou poderá ser home office?

Mão de obra: Precisará de funcionários contratados pela CLT, estagiários, terceirizados, qual tipo de mão de obra necessária?

Equipamentos: Tudo o que será utilizado para fazer o negócio funcionar, tudo o que será colocado no espaço previsto, computadores, armários, impressoras, mesas, entre outros.

Logística: Qual será o meio de transporte utilizado, será necessário fazer entregas, visitar clientes, fornecedores?

Meios de comunicação: precisará telefones, computadores, acesso à internet, a divulgação utilizará esse meio?

Também é muito importante ter em mãos um plano B, caso alguma coisa não saia conforme o planejado, precisará de outra alternativa, pois a empresa não pode parar de funcionar.

Como já citado anteriormente, os recursos podem ser divididos em recursos materiais, financeiros e humanos, onde os recursos materiais englobam toda a parte física como prédios, máquinas, ferramentas, matéria prima, etc. Os recursos financeiros são os monetários como dinheiro em caixa ou banco, capital, investimentos, contas a receber. E recursos humanos são os funcionários de todos os níveis das empresas, desde gerência a operários.

A produção de riquezas comente acontece quando existem três fatores de produção presentes, que são a natureza, o trabalho e o capital, onde natureza representa de onde vem a matéria prima, os equipamentos e maquinários. O capital representa tudo o que financia a produção. Trabalho é a mão de obra que irá transformar a matéria prima em serviço final ou um produto acabado, com a ajuda dos equipamentos.

Atualmente existem dois outros tipos de recursos que também integram os recursos básicos das empresas, e são eles os recursos administrativos e os recursos mercadológicos.

Recursos administrativos: São recursos utilizados pela gerencia da empresa, para organizar, planejar e controlar as atividades.

Recursos mercadológicos: São recursos utilizados para colocar os produtos no mercado, como promoção, marketing, pesquisas, vendas e definição de preços.

Existem diversos caminhos para a captação de recursos e para alavancar os negócios, porém é preciso estabelecer motivos claros que justifiquem os investimentos. Para isso elabore um bom projeto e invista em um bom tempo estruturando e analisando os objetivos, aproveite e construa uma rede de relacionamentos e aprenda com os acertos e erros de outras pessoas que já se lançaram nessa mesma busca.

CHIAVENATO, Idalberto. Administração: Teoria, Processo e Prática. Elsevier – São Paulo. 2007.

CORRÊA, Vanderlei Moraes. Ergonomia: Fundamentos e Aplicações. Bookman 2015.

FARAH, Osvaldo; CAVALCANTI, Marly; MARCONDES, Luciana Passos. Empreendedorismo: Estratégia de sobrevivência para pequenas empresas. Saraiva – São Paulo. 2018.

GEHRINGER, Max. Sobreviva no ambiente de trabalho. Gold Editora LTDA – São Paulo. 2008.

14 thoughts on “Gerenciamento dos recursos e finanças

  1. O gerenciamento de recursos é parte primordial de uma empresa, como foi demonstrado no texto.

    Empresas de médio e grande porte hoje em dia costumam ter setores específicos para cuidar da organização do trabalho e do estabelecimento de rotinas. Geralmente esses departamentos são identificados como “normalização” e fazem o trabalho de monitoramento do cumprimento do padrão 5S ou o modelo escolhido pela empresa.

    Quanto aos recursos necessários e desejáveis, em uma empresa de software os recursos materiais e humanos acabam misturando-se, uma vez que a principal matéria-prima para desenvolver um software é a capacidade humana para fazê-lo. Softwares de terceiros, como IDE’s e outras ferramentas também são essenciais no processo.

    O gerenciamento do trabalho, um recurso administrativo, costuma estar intrínseco na atividade de desenvolver software de qualidade. As chamadas metodologias ágeis tem papel de grande importância como recurso administrativo da produção de software. Mas a administração de uma empresa de software não se resume a uma metodologia ágil, afinal recursos financeiros e humanos necessitam de mais do que uma metodologia ágil para serem gerenciados.

    Uma particularidade de empresas de software é a de que normalmente elas iniciam com pouco ou nenhum investimento financeiro específico como empresa, afinal o principal recurso é a capacidade humana e pessoas que se propõe a isso normalmente já tem acesso aos recursos físicos necessários (pelo menos um computador) e alguma capacidade técnica para desenvolver software. O desafio é integrar as outras necessidades da empresa, como administração financeira, do trabalho e os recursos mercadológicos.

  2. Sobre o ambiente de trabalho deixa bem claro o que se deve priorizar o local de trabalho, pois é nele que passamos grande parte dos nossos dias, devemos sempre manter organizado, seguindo o 5s, deixar as coisas que precisamos mais perto, como calculadora, bloco de anotações e etc, manter o ambiente de trabalho limpo e organizado sempre deixa os colaboradores da empresa de alguma maneira animados, e isso pode incentivar a produzirem mais para a empresa, pois se sentirão mais confortáveis, gerando até maior criatividade, porém, deve sempre ouvir cada pessoa e cada setor, porque o que pode ser legal e confortável para um setor, pode ser desconfortável para outro. Deve-se sempre manter organizado, pois fazendo uma analogia com a vida, é como deixar a louça suja acumular até ficar imensa, demorará mais tempo para lavar e muito provavelmente você não terá vontade de lavar, que deixará acumular mais e entrar em um ciclo, na empresa é a mesma coisa, ficará acumulando bagunça até você não conseguir achar mais nada.

    Sobre os recursos necessários e desejáveis fala sobre como você deve se planejar bem antes de abrir uma empresa, que não basta ter somente uma boa ideia, deve estudar o local, as pessoas que irão trabalhar e também o capital que será investido. Deve ter todo um conjunto de itens básicos (mão de obra, logística, meios de comunicação, equipamentos, e se faltar algum deles, muito provavelmente sua empresa ficará insustentável. Além de tudo, deverá ter um plano B para caso seu negócio não flua como planejado. Mas talvez o mais importante deles, depende do empreendedor, pois de nada adianta obter dinheiro se não tem uma boa administração por trás do negócio, deve sempre estar atualizado com as informações, e também sempre estar estudando maneiras de melhorar seu pensamento empreendedor.

  3. Belo post, um ambiente de trabalho ruim pode reduzir produtividade significantemente, há empresas que por terem ambientes tão nocivos aos empregados, precisaram instalar medidas de segurança, como instalar janelas ultra resistentes para que seus empregados não cometam suicídio se jogando nelas. No japão e em outros países asiáticos, suicídios e ataques cardíacos oriundos de sobrecarga de trabalhou ou de um emprego estressante são comuns

  4. Um ambiente de trabalho bem confortável e com equipamentos necessários, e funcionando, pode aumentar e muito o rendimento e engajamento dos funcionários, mas só isso não é o suficiente, pois a empresa precisa incentivar os funcionários a manter esta ambiente limpo e funcional, precisa criar incentivos ou até regras para que o funcionário organize e limpe seu ambiente. Claro que não podemos limitar isso apenas nas partes físicas, os objetos, do local de trabalho, a empresa precisa incentivar seus funcionários a terem uma boa comunicação, boa interação com seus colegas e, a cima de tudo, respeito com a opinião do outro.

    Sobre os recursos necessários para montar um negocia, um planejamento bem construído e executado poderá ajudar o empresário a, até mesmo, gastar menos com a aquisição de um local de trabalho e matéria prima, mas na hora de que for contratar os funcionários não se deve pensar tanto em economizar pois os empregados são a parte mais significativa da empresa. Já se o planejamento dos recursos e a execução foram mal feitos isso acarretará em um prejuízo ainda mais nos bolsos, pois se muitas coisas derem errado, o gasto para concertar poderá ser maior.

  5. Um post excelente!! Um ambiente de trabalho bem limpo e organizado sempre ira gerar uma qualidade de serviço excelente, a empresa que se mantem sempre bem atualizada e com recursos para seus funcionarios, sempre tera otimos resultados,
    Claro que pensando nao so no bem da empresa mas tambem no funcionario que é seu principal gerador de lucratividade, oferecer qualidade e premios por organizaçao e disciplina motiva e muito qualquer colaborador
    Funcionario desmotivado e ambiente mal planejado nao combinam.

  6. Não existe uma fórmula mágica para realizar uma gestão de recursos financeiros eficiente, por isso o ideal é que cada administrador conheça bem o seu negócio e procure ter controle sobre as operações e processos da empresa. Quanto mais domínio e qualidade a empresa oferecer, melhores serão os resultados alcançados.
    Também é importante ficar atento à necessidade de se realizar as devidas análises periódicas dos resultados, assim como manter um total controle sobre o fluxo de caixa, promover a otimização dos processos e fazer uso de um bom software de gestão financeira, capaz de facilitar consideravelmente esse importante trabalho.
    Atualmente, existem opções no mercado que são fáceis de serem usadas, acessíveis e que oferecem ótimos recursos. E se torna hoje em dia, fundamental o uso de estratégias para ser gerenciado corretamente uma empresa, de modo que garantindo com qualidade e excelência.

  7. Como dito no post acima, um bom ambiente de trabalho é muito mais do que apenas o espaço físico, é também o investimento nos funcionários. Atualmente, cada vez mais as empresas estão buscando dar mais atenção ao crescimento dos funcionários, não só de crescimento de carreira, mas também de conhecimento.
    Com o investimento em workshops, cursos, debates, e outras opções de desenvolvimento profissional, traz para ambos, tanto o funcionário, quanto para a empresa, muitas vantagens. O empreendedor estará investindo em funcionários mais capacitados, enquanto para os funcionários terão mais seriedade e compreensão de toda a equipe e da empresa.

  8. Olhando para o mercado atual, já se foi o tempo em que os candidatos consideravam apenas o salário de uma empresa ou organização. Hoje em dia, além do trabalho em si, um fator que influencia significativamente a maneira como os funcionários se sentem em relação ao trabalho, é o ambiente fornecido pelo empregador. E falando em ambiente de trabalho, inclui tudo o que faz parte do envolvimento dos colaboradores com o próprio trabalho, como o relacionamento com colegas e supervisores, cultura organizacional, espaço para o desenvolvimento pessoal, café, iluminação, etc. Um ambiente de trabalho positivo é algo que faz com que os funcionários se sintam bem em vir para o trabalho todos os dias e também os motiva constantemente para sustentá-los ao longo do dia e dar o seu melhor.

  9. Como diz acima no texto, o ambiente de trabalho tem que ser como a nossa “segunda casa”, pois é através dele que vamos ficar em média; 8 horas diárias, precisamos ser responsáveis pelos nossos erros, ter em mente o trabalho em equipe, sendo útil sempre que fomos solicitados.
    Sempre buscando nos mesmos se atualizarmos, para que possamos desempenhar sempre mais o nosso trabalho, até mesmo para conseguir se destacar e até para pedirmos aquele aumento. Uma ótima dica é aprender uma nova língua.
    Uma outra ideia é criar um refeitório na própria empresa, para que seja feito até conversas entre grupos, distrações, café, refrigerante. Fazer os funcionários se sentirem totalmente em casa, para que possam trabalham bem mais ágeis e felizes.

  10. Post perfeito!!
    Referente ao que diz respeito a iniciação de um novo negócio, um planejamento bem estruturado e executado pode com certeza alavancar o projeto do empresário, partindo desde o ponto da verba inicial gasta na abertura, a até mesmo na contratação de mão de obra, se bem que este ultimo ponto é o que menos devemos nos preocupar em gastar menos, pois todos sabem que a mão de obra qualificada é a mais “cara” até porque ela é a parte mais significativa dentro da empresa.
    O ambiente de trabalho, também com certeza influencia muito na produtividade da empresa. Um ambiente confortável, amigável e bem estruturado aumenta drasticamente o engajamento e a vontade de trabalhar dos funcionários. Um bom ponto para o bom funcionamento da empresa é também o dialogo dos colaboradores dentro da empresa, por isso o empreendedor deve incentivar o dialogo aberto e o respeito entre os colaboradores.

  11. Este post mostra o quão importante é um gerenciamento de trabalho adequado, sendo o mesmo indispensável para organizações que visam otimizar os seus resultados diários. Pontos como a qualidade do ambiente de trabalho e a administração de recursos, são cruciais para atingir tais resultados. Uma má organização pode ser prejudicial em diversos aspectos, trazendo pouca produtividade, degradamento operacional e queda na qualidade de produtos e serviços.

  12. Excelentes apontamentos sobre as características de um bom ambiente de trabalho.
    Na empresa em que eu trabalho, há uma grande preocupação com o ambiente de trabalho dos funcionários. Em 2020, a empresa migrou todos os funcionários para a modalidade remota e a tendência é que continue assim indefinidamente. Mas isso não significa que a empresa deixou de prestar atenção no ambiente de trabalho.

    A empresa disponibiliza para todos os funcionários um computador, um monitor, um mouse e um teclado, para garantir que o funcionário terá um computador específico para as atividades de trabalho. A empresa também disponibiliza uma cadeira ergonômica e um suporte de ajuste de altura para o monitor (ou no caso de notebooks, um suporte para o notebook), focando no conforto e na saúde física de seus colaboradores. Faz sentido, pois um funcionário que está se sentindo bem entregará muito mais resultados para a empresa.

    Sobre os recursos financeiros de uma empresa: recentemente, a empresa na qual eu trabalho recebeu um série de investimentos e ela está utilizando estes recursos para aumentar a quantidade de colaboradores. Nos últimos 12 meses, a empresa conseguiu dobrar o número de funcionários. Entretanto, é claro que a empresa terá que buscar e conquistar novos clientes, para que este crescimento seja sustentável e lucrativo.

  13. Trazendo essa visão para a área do nosso curso, como dito no post, um ambiente de trabalho não diz respeito apenas a móveis bonitos, cadeiras confortáveis e cores das salas agradáveis, mas sim, a saúde e bem estar dos funcionários, uma prática muito comum adotada pelas empresas nos dias atuais, são as pausas para exercícios físicos em meio a jornada de trabalho, afinal, já foi comprovado que a prática de exercícios torna o indivíduo mais produtivo e feliz, além de que, por ser praticado em grupo acaba melhorando a relação entre funcionários e assim melhorando o ambiente. Acabando com aquela mística de que programadores são uns gordinhos que ficam o dia inteiro no computador, tomando café e comendo donuts 😀

  14. Abordando de maneira objetiva a importância da organização do ambiente de trabalho, relacionando a organização juntamente aos recursos financeiros que são empenhados para a criação deste ambiente. O texto apresenta as características de um ambiente de trabalho, qual é o seu significado e o que ele representa em uma visão teórica.
    A realidade estrutural de uma empresa, independentemente de seu segmento de atuação, demonstra que para construir um ambiente de trabalho ideal, deve-se ocorrer o investimento em recursos na estruturais, pessoais e de conhecimento acerca do negócio. Como cita o texto “De nada adianta” possuir recursos e não estabelecer estratégias de gestão que favoreçam a aplicação destes.
    O fato de sempre possuir um plano B, pode contribuir muito para o sucesso do empreendimento, pois, soluções planejadas tendem a apresentar maior eficácia na resolução de problemas. Neste caso, a redundância de possíveis ações reparadoras ou de continuidade, gera segurança caso algo não saia com o esperado. Não investir todos os recursos da instituição em apenas um produto, serviço, setor, área ou pessoa, pode ser considerado como uma estratégia diversificada de gestão de recursos.
    Resumidamente é proposto ao leitor que seja organizado e organize seu local de trabalho, tenha cautela moderada na gestão de recursos, sempre mantenha um plano B para tudo.

Leave a Comment