Desenvolvimento da capacidade empreendedora

Perfil e comportamento empreendedor

            A busca pelo sucesso é a maior motivação que guia os indivíduos nos dias atuais na sociedade em que vivemos. Seguindo esse contexto, talvez não seja largamente percebida, mas a educação tem uma relevância indispensável e fundamental para conquistar esses objetivos pois o perfil empreendedor engloba além de inteligência emocional, habilidades comportamentais e um vasto conhecimento técnico.

Qualquer pessoa, seja ela colaborador ou proprietário de alguma empresa, funcionário público, entre outros, precisa desenvolver atitudes empreendedoras e isso quer dizer que é preciso agir de forma inovadora e criativa no seu ambiente de trabalho. Empreendedorismo é um termo que deriva da palavra “empreender”, que segundo o dicionário Michaelis, quer dizer: 1 Resolver-se a praticar (algo laborioso e difícil); tentar, delinear; 2 Pôr em execução; 3 Realizar, fazer. Chiavenato (2007) define empreendedor como um indivíduo que consegue fazer com que as coisas aconteçam, pois ele é dotado de forte sensibilidade para negócios, tino financeiro e tem capacidade de identificar as oportunidades que passam despercebidas por outros, e podemos entender que empreendedor é uma pessoa que se destaca por suas ações.

Você deve estar se perguntando: qualquer um pode ser empreendedor? É possível desenvolver esse perfil?

De fato, ninguém nasce empreendedor, porém essa capacidade é passível de ser moldada ao longo do tempo através de experiências vividas, vontade de aprender, busca por conhecimentos e comprometimento. Um estudo feito pelo americano David McClelland, que é formado em psicologia pela Universidade de Harvard, durante três anos e mais de 30 países envolvidos, conseguiu identificar que empreendedores de sucesso tem características específicas que podem ser treinadas nas pessoas, e essas características são:

Busca de oportunidade e iniciativa

Persistência

Comprometimento

Exigência de qualidade e eficiência

Correr riscos calculados

Estabelecer metas

Buscar informações

Planejar e monitorar sistematicamente

Persuasão e rede de contatos

Autoconfiança e independência

A importância do trabalho de David McClelland é tão vasta que originou um treinamento dos mais importantes no Brasil, sobre comportamento empreendedor, o Empretec, desenvolvido pela Organização das Nações Unidas – ONU e é aplicado pelo Sebrae.

Busca de oportunidade e iniciativa

A globalização ampliou os mercados e fez com que a concorrência aumentasse e tornasse os consumidores cada vez mais exigentes e conscientes. Empreendedores precisam inovar no mercado para preencher as necessidades e não apenas realizar qualquer comercio que seja igual a tantos outros já existentes. É preciso ser ágil, fazer melhor, mais rápido e transformar as situações em negócio. Bons empreendedores precisam se antecipar aos fatos de desenvolver produtos e serviços propondo soluções inovadoras, onde é preciso criar e não apenas esperar por elas. É preciso sempre pensar como se faltasse algo, não estar satisfeito, assim ideias e inspirações surgirão.

Outro aspecto bastante importante e que podemos destacar é que muitas oportunidades podem ser descobertas, criadas e motivadas por mudanças tecnológicas ou condições econômicas, políticas, demográficas e sociais e que podem gerar um produto ou solução nova.

Alguns pontos onde podem ser trabalhadas as oportunidades de empreender.

Partindo de uma necessidade, tendência ou deficiência no mercado;

Encontrar outras utilidades em produtos já existentes;

A partir da intenção de empreender;

Através do lançamento de novos produtos.

A pessoa que pretende investir em um determinado negócio precisa buscar informações que possam ajudar a verificar se o que tem em mente é viável ou não, e isso inclui verificação de necessidades, deficiências, tendências e oportunidades no mercado. (Degen 2009 e Machado 2013 apud PEREIRA 2014).

Conforme ilustrado na figura 1, normalmente as oportunidades são reconhecidas pela combinação de conhecimento e experiência que o empreendedor detém. O conhecimento prévio é algo combinado entre educação e experiência, e a experiência por sua vez, se adquire ao longo da vida, seja por meio de experiências pessoais, trabalhos, eventos entre outros. Reconhecer as oportunidades relevantes é algo fundamental para o empreendedor para auxilia-lo no planejamento e desenvolvimento de produtos, serviços e novos negócios e ficando em uma posição estratégica, segundo Hisrich, Peters e Shepherd (2014).

Persistência

Ser persistente é enfrentar os obstáculos buscando o sucesso, seja mantendo ou mudando as estratégias de acordo com as situações e necessidades. Quando a maioria das pessoas pensa em abandonar a atividade, uma mente empreendedora bem-sucedida não desiste fácil e luta até o fim, para realizar o seu objetivo, custe o que custar, leve o tempo que for, isso é persistência.

Comprometimento

Comprometer-se é fundamental não somente para o empreendedor como para a vida e isso mantém suas promessas, não importando o tamanho do sacrifício a ser enfrentado para honrar os compromissos assumidos, sejam eles verbalmente ou formalizados através de contratos. O comprometimento do empreendedor deve ir desde a colaboração com os subordinados até mesmo assumindo o papel deles para a conclusão dos trabalhos firmados.

O empreendedor que almeja ser bem-sucedido precisa tornar-se excelente na área em que atua, pois é essencial ter foco no que se deseja realizar e para isso precisa adotar uma postura de comprometimento, como a pontualidade, saber onde quer chegar e construir relacionamentos saudáveis.

Exigência de qualidade e eficiência

É preciso encontrar maneiras de fazer as coisas melhores, mais barato ou mais rápido e agir de forma que satisfaça ou até mesmo exceda o padrão da excelência. É necessário utilizar ou desenvolver procedimentos que assegurem que o trabalho seja concluído a tempo e que atenda os padrões de qualidade que foram previamente combinados, pois o mercado não para, a economia está em constante mudança e os interesses dos clientes são diversos. O empreendedor precisa estar sempre atento e usar todos os recursos ao seu alcance para acompanhar este movimento, precisa ser rápido, eficaz e apresentar qualidade no produto ou serviço prestado.

Correr riscos calculados

Um dos principais conceitos do empreendedorismo pode ser citado aqui, ou seja, em outras palavras, é estar disposto a assumir alguns desafios moderados e responder por eles. Para correr esses riscos, se faz necessário calcula-los antes e não simplesmente se arriscar aleatoriamente.

Baseado em um plano de negócios bem estruturado e com um planejamento financeiro o empreendedor poderá saber quanto de risco está disposto a assumir e tomar alguma decisão que for logicamente racional. A aceitação dos riscos é inevitável na busca no sucesso, e ainda que muitas vezes o empreendedor seja cauteloso e precavido, a verdade é que não existe sucesso sem alguma dose de risco e por esse motivo, é aceito em alguma medida.

Estabelecer metas

Aqui julgamos uma das mais importantes competências do mundo empreendedor, pois nenhuma outra irá funcionar corretamente sem o estabelecimento de metas bem definidas, claras e que sejam mensuráveis, onde também constem prazos de início, desenvolvimento e fim.

As metas estabelecidas, devem ser baseadas em planejamentos, que sejam significativas e desafiadoras, pois são a base estrutural de qualquer empreendimento.

Buscar informações

O processo para abertura de uma empresa requer pesquisa, planejamento e muita paciência e a busca de informações envolve atualização constante de dados, seja sobre os clientes, concorrentes, fornecedores, informações de como prestar um serviço ou oferecer um produto e até mesmo o próprio mercado de trabalho. Não existe mágica, é necessário investir na busca de informações, pois são elas que te levarão a uma mínima segurança dos valores que serão destinados ao novo negócio, e quanto mais informações úteis reunidas antes de iniciar uma tomada de decisão, maiores são as chances de sucesso.

Planejar e monitorar sistematicamente

Planejar significa decidir o que fazer, monitorar diz respeito a verificar.

Normalmente muitos planos são fracassados pelo simples fato de não considerarmos algumas questões como problemas futuros, necessidade de captação de recursos, não analisar todo o cenário envolvido e principalmente pela falta de monitoramento dos resultados para poder efetuar correções e melhorias.

O monitoramento é algo extremamente importante porque durante a caminhada, instabilidades, crises econômicas e incertezas surgirão e será necessário monitorar se aquilo que foi planejado está correndo bem, ou será necessário mudar de estratégia e alterar o planejamento, sem se desviar do caminho traçado.

Persuasão e rede de contatos

Manter uma rede de contatos ativa é essencial para a obtenção de novas oportunidades, pois o empreendedor precisa convencer as pessoas a manterem-se ao seu lado. Persuadir é a grande arma do empreendedor, seja ela para conseguir capital, atrair talentos, ou colaboradores para trabalharem em conjunto, convencer sobre uma parceria importante e até mesmo manter um bom funcionário sem precisar melhorar o seu salário. E essa característica é muito utilizada, seja na hora de comprar, vender, negociar prazos, melhores preços entre outros.

Entende-se então que para que a persuasão seja algo eficiente, é fundamental que ela tenha credibilidade, em um contexto empreendedor, pois o que se espera de uma empresa ou de um produto é que eles sejam confiáveis. Sendo assim, a persuasão passa a ser um instrumento de marketing no sentido de atuar junto ao indivíduo, levando-o a adquirir um produto, utilizar-se de um serviço ou também para corresponder a expectativas da empresa. Assim, a persuasão não acaba sendo tratada como um instrumento de manipulação, mas sim como um fator de argumentação e que possibilita que um indivíduo ou um grupo possam aderir ou recusar uma proposta oferecida.

A rede de contatos é também chamada por Chiavenato (2000) como “network”, considerada um instrumento essencial para a gestão de empresas para uma rede de contatos eficiente, alguns critérios são fundamentais, destacando como precípuos a afinidade com as pessoas e as instituições que estão inseridas nelas e, principalmente, a credibilidade, a pessoa ou o empreendedor deve ter uma relação de confiança com a sua rede, pois qualquer empecilho ou deslize um contato pode estar comprometido.

Vemos então que a rede de contatos em termos gerais pode ser considerada como parte integrante de um negócio, por mais que pareça um elemento informal, porem, quanto mais contatos a empresa mantém, mais possibilidades de atuação terá.

Autoconfiança e independência

Independência é uma das características do sucesso, pois o empreendedor não se torna dependente de políticas de governo, aguardando aquecimento da economia, planos de governo favoráveis como tributários e financeiros e esta característica demonstra confiança em sua atividade, pode antecipar decisões e tornar a empresa mais competitiva.

É preciso buscar autonomia em relação a procedimentos e normas, manter o ponto de vista mesmo quando estiver enfrentando resultados desanimadores, sempre expressar confiança em sua própria capacidade de complementar uma atividade difícil ou enfrentar desafios. Esta não é a fonte das outras características, mas sim a consequência delas. O empreendedor precisa ser otimista quando as coisas não estão correndo bem, precisa manter-se focado, seguir em frente e acreditar na capacidade de realizar aquilo a que se propôs.

Referente a autoconfiança, esta é uma habilidade que pode ser desenvolvida por qualquer pessoa, desde que esteja disposta a investir no seu aprimoramento pessoal e profissional.

Veja o exemplo de Walt Disney, ele foi despedido pelo editor de um jornal por falta de ideias criativas e alguns outros motivos. Ele como empreendedor, fracassou várias vezes até conseguir convencer um gerente de banco a lhe conceder um empréstimo, e com esse dinheiro, tempos depois, ele criou a Disneylândia, o célebre mundo da Disney, que hoje é sucesso mundial e aguça a imaginação de crianças e adultos.

Outro exemplo é Abraham Lincoln, chegou a ser conhecido como “Senhor Fracasso”, porque em sua vida política foi derrotado em quase tudo a que se candidatou.  Atualmente ele é considerado por quase toda a população americana como o maior presidente dos EUA e seu nome fez história.

Veja Steve Jobs, o criador da Apple, também teve uma vida profissional repleta de altos e baixos. Em 1984 ele foi demitido da própria empresa que ajudou a fundar, porém depois se reergueu, retornou para a presidência e transformou a Apple na maior organização mundial em valor de mercado.

Como podemos observar, autoconfiança é uma questão de atitude e persistência, pois ao contrário, uma pessoa que não confia em seu potencial se restringe a sempre estar abaixo dos outros e sempre esperar que as outras pessoas digam o que e como fazer.

Desafios e oportunidades em TIC

O grande desafio para a área de tecnologias da informação é, Simplificar, Sustentar e Inovar.

Ao longo das últimas décadas o avanço tecnológico colocou o setor de TI  em evidência e cada vez mais, a transformação digital se faz necessária para solucionar problemas e simplificar a vida dos usuários.

Cada vez mais as atividades produtivas e empresariais estão atreladas a TI. Nem mesmo os momentos de instabilidade econômica no país frearam o crescimento do setor.

Para alguns profissionais de TI, desafio é a necessidade de permanecer inovando, seja nas relações humanas e processos ou na estrutura tecnológica, porem independente da visão empregada, os desafios como a relação amigável e produtiva entre maquinas e seres humanos, sempre exige que estejam em busca de novas soluções. É preciso se se especializar e ao mesmo tempo é necessário compreender como soluções distintas de complementam.

O setor das tecnologias é sempre justo, e irá premiar aqueles que sabem investir nas inovações corretas, ou seja, ganhará o concorrente de mercado que melhor se posicionar tecnologicamente.

Ser inovador já não é mais um diferencial para os negócios, mas sim, uma necessidade para oferecer os melhores serviços e experiências ao seu público e tornar seus processos econômicos e escaláveis.

E quais são as oportunidades e tendências a serem buscadas e aproveitadas? Veremos algumas delas.

Inteligência Artificial (IA)

Uma grande oportunidade é saber utilizar a inteligência artificial e Machine Learning em seus processos, em níveis gerenciais. Atualmente nos deparamos com diversos chatbots, que sãos robôs que realizam o atendimento aos clientes com máxima precisão, mas para esse funcionamento perfeito, é necessário organizar os dados de treinamento, aqueles utilizados para que os robôs atuem.

Gestão de Big Data

Big Data é apontado com uma ferramenta estratégica para os negócios, mas sem uma boa gestão, não é possível fazer um correto aproveitamento da ferramenta para a empresa.

O primeiro fator a ser levado em consideração é a regularidade que os dados são analisados, para que sejam úteis é preciso que as rotinas sejam diárias e com demandas específicas, como por exemplo, o comportamento de consumo dos clientes. O uso do Big Data exige investimento em estrutura adequada, e o gestor deve levar em consideração seu custo de manutenção, recursos humanos especializados utilizados e também quais são os elementos dessa gestão que podem ser terceirizados.

Segurança dos Dados

 Tratando desse assunto, é comum empresas compartilhares documentos, dados, arquivos entre outros, não somente externamente, mas também dentro da própria organização em suas rotinas internas. Muitas vezes dados sigilosos ou até mesmo propriedades intelectuais estão em jogo, e é necessário atenção e políticas de segurança rigorosos para tal, como vazamentos ou roubos de informações.

Informações coletadas sobre clientes podem ser alvo de ataques hacker, em busca de dados para sequestros de acessos, dados bancários e materiais financeiros, o que gera além de prejuízo, uma reputação ruim para a empresa.

Cloud Computing

Cloud computing é conhecida também como computação em nuvem, essa tecnologia permite o uso remoto de recursos da computação através da conectividade com a Internet. Essa tecnologia ainda enfrentará alguns desafios, devido à resistência ao uso de aplicações legadas, as Legacy Apps, que são sistemas obsoletos e que as organizações ainda utilizam e precisam ser migrados para a nuvem. Alguns problemas como compatibilidade e instabilidades podem comprometer todo o restante que já está em funcionamento.

Integração Digital

Com o mercado brasileiro em evidencia, anualmente cresce a quantidade de aquisições e fusões de empresas, processos que geram verdadeiras revoluções para a área de Tecnologia da Informação, aumentando em muito a pressão. Com a união de empresas, tudo o que inclui sistemas, processos, pessoas, ativos entre outros, surge a necessidade de realizar o mapeamento das sinergias, com foco na redução de custos, além garantir a interoperabilidade, escalabilidade e extensibilidade do sistema, bem como integridade e segurança em vários aplicativos e plataformas.

Técnicas de identificação de oportunidades

Saber identificar e reconhecer oportunidades para seus negócios é sem dúvida uma das principais características dos grandes empreendedores, esses que ficam sempre atentos a quaisquer situações ao seu redor, em busca de alguma ideia que possa lhes oferecer chances de lançar um novo serviço ou produto no mercado e que atenda com excelência as necessidades de seu público.

A cada dia o mercado oferece mais possibilidades de investimentos e que geram retornos lucrativos para quem ousa ir além e se arriscar, porém saber identificar essas oportunidades é uma atividade constante que deve ser feita e nem todos os empreendedores estão preparados para isso.

Mas afinal, como identificar oportunidades de negócios ou investimentos que efetivamente sejam lucrativas para sua empresa? Vejamos algumas dicas importantes.

Identifique seu perfil de negócio

Para identificar seu perfil de negócio, é necessário elaborar duas listas. A primeira deve constar as coisas que você gosta de fazer, nela pode conter itens bem simples, como ler livros, seus passatempos, entre outros.

A segunda lista se relaciona com assuntos e conhecimentos que você mais gosta e domina e que ainda deseja continuar aprendendo. Depois de elaboradas essas duas listas, procure ideias de negócios que tenham algo em comum com os itens listados, assim, será possível unir oportunidades a satisfação pessoal.

Tenha uma grande ideia

Possivelmente você já deve ter dito “Como não pensei nisso antes” quando você vê algo inédito, alguma boa ideia que se transformou em produtos ou serviços e viraram sucesso no mercado. Em geral, são ideias simples, porém bastante inovadoras. Daí a importância de tirar as ideias do papel, transformando-as em reais oportunidades de negócio. Um exemplo é o Facebook, uma grande ideia que gerou negócios, e foi desenvolvida em um quarto universitário, essa rede social hoje é um dos principais sites do mundo em que pessoas interagem e compartilham conteúdos, e garantem milhões

Identifique seu cliente

Os clientes de uma empresa são compostos por pessoas que podem ter interesse nas soluções e produtos apresentados. Porém, esse grupo de pessoas pode ser bem vasto e heterogêneo e cada potencial consumidor tem necessidades distintas, exigindo ações diferentes das empresas.

Para criar estratégias que realmente alcancem seus objetivos, será preciso filtrar esses contatos de acordo com o que você acha mais conectado à sua marca. Não ter um perfil bem definido dos clientes pode fazer com que na ânsia de converter todos, muitos erros aconteçam e assim muitas oportunidades se perdem.

Conheça seu público alvo, as necessidades dele, desejos, o que esperam do seu produto ou serviço entre outros. Analise se o que você pretende inserir no mercado é algo que realmente vai gerar um diferencial e agregar valor à vida do seu público alvo.

Avalie as tendências de mercado

Tendências de mercado são os novos hábitos de consumo que determinam novos nichos de negócios a serem explorados com grande potencial de crescimento.

Entender esse conceito de mercado é muito importante na hora de investir, vale a pena conhecer quais são as novas tendências, porque normalmente elas apresentam os melhores resultados e com crescimento em médio e longo prazos. Além disso, o investimento é uma forma de aproveitar a popularidade recente da tendência, como exemplos micro franquias, mercados saudáveis, artesanatos, entre outros diversos.

Oportunidades e tempo

Toda oportunidade tem seu tempo e ela pode ser duradoura ou relativamente rápida, pode ser que um produto ou serviço recém lançado no mercado, em primeiro momento atenda às necessidades imediatas dos clientes, porém, daqui a seis meses ou um ano, pode ser que já esteja ultrapassado. Procure diversas opções de atualização para poder se manter constante no mercado dos negócios.

Gestão de Pessoas

Muito se ouve falar sobre gestão pessoal nas empresas, mas você sabe o que realmente é? Ele é o setor responsável por administrar e gerir o capital humano das organizações, é também conhecido como Departamento Pessoal, é possível afirmar que este é a parte principal das organizações, pois todos os processos pessoais dos funcionários colaboradores passam por essa área.

É preciso que todas as pessoas que fazem parte de uma empresa, independentemente do cargo que ocupem, devem seguir alguns valores, que pautem comportamentos e atitudes, para uma convivência harmoniosa entre todos e a realização de um trabalho de excelência.

Um dos papeis da gestão de pessoas é a busca pelo aperfeiçoamento de todos os processos internos para que assim os colaboradores estejam sempre preparados para atender às demandas do mercado. Outra estratégia do setor de RH é elaborar planos de desenvolvimento dos colaboradores, desenvolvendo mecanismos para que se mantenham em constante crescimento e motivados, como por exemplo planos de carreira e salários, bonificações, entre outros. Incentivar a obtenção de conhecimento é outra forma de investir nas pessoas, incentivando-os à participarem de cursos, workshop, palestras e treinamentos, assim é possível garantir a performance desses profissionais, fazendo com que estejam sempre aprimorados.

O departamento de Recursos de Pessoas também é o responsável pela resolução de conflitos gerados na empresa, é comum que os colaboradores, em algum momento acabem se desentendendo e entrando em algum tipo de conflito, e nesse sentido que o setor deve ficar atento a essas questões, e assim que possível tomar as medidas necessárias de mediação e resolver rapidamente, evitando que o trabalho de todos acabe prejudicado.

A comunicação eficiente entre empresa, funcionários e colaboradores deve ser transparente, objetiva e clara, evitando desentendimentos. A comunicação pode ser interna ou externa. Internamente são tratadas as transmissões de mensagens dentro da própria empresa, é também conhecida como endocomunicação ou endomarketing. Já na comunicação externa, não há níveis hierárquicos, porem existem diversos tipos de receptores, e são eles com prestadores de serviços, o s fornecedores de materiais, clientes e a sociedade como um todo.

Seleção e recrutamento

Mais uma responsabilidade do setor de gestão de pessoas de uma empresa é selecionar pessoas que condizem com o cargo em que devem ocupar dentro da organização, avaliando as competências básicas e o perfil adequado para integrar as equipes disponíveis. Esse é um processo essencial que contribui para obtenção de uma equipe preparada para alcançar resultados bem sucedidos, tanto para a empresa quanto para o funcionário que busca uma construção na sua carreira.

Também é o departamento pessoal que tem a função de analisar e descrever os cargos disponíveis, planejar e administrar os cargos e salários, selecionar, recrutar, admitir e demitir funcionários, orientar e integrar novos colaboradores, criar e incentivar benefícios e fazer a avaliação de desempenho dos funcionários.

REFERÊNCIAS

AFONSO, LIGIA MARIA FONSECA. Empreendedorismo. Sagah, Porto Alegre. 2018.

PEREIRA, Tiago de Aguiar. Dê um startup na sua vida. Saraiva – São Paulo. 2013.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas. Campus – Rio de Janeiro. 2005

7 thoughts on “Desenvolvimento da capacidade empreendedora

  1. Pergunta: Na gestão de pessoas, seria correto afirmar que incentivar os colaboradores a obter conhecimento seja uma maneira eficaz de filtrar os bons do ruins, uma vez que quem não participar mesmo sendo hábil a fazer (possue tempo, recursos, etc) pode ser identificado como estagnado ou preguiçoso:

  2. No Brasil, a maioria dos empreendedores o é por necessidade. Geralmente são pessoas com grande capacidade técnica mas que estão desempregadas por algum motivo. Com isso, boa parte dos requisitos para ser empreendedor são atendidos(conhecimento profissional, conhecimento do mercado), mas faltam os conhecimentos quanto à gestão do negócio. Esse pode ser um dos motivos para de cada dez empresas, seis fecham antes de completar 5 anos.(IBGE, 2014).
    Isso mostra que geralmente falta preparação para a abertura do negócio.

  3. Todos nascem com espirito empreendedor, afinal, quem nunca pensou em ter seu próprio negócio? O que falta em muitos, é a coragem para tirar seu projeto do papel e alavancar sua carreira no mercado de trabalho. Como mencionado no post, um empreendedor da área da tecnologia sofre com contantes mudanças pois tudo evolui rapidamente, e se o seu produto não for inovador acaba perdendo para o concorrente.
    O Empreendedor coloca o seu capital para montar o próprio negócio, mas, antes de tudo, analisa o mercado, calcula os riscos, planeja e executa. A realização pessoal, independência econômica e financeira, e a liberdade de ser o próprio patrão, formam os elementos motivadores na trilha do empreendedorismo.

  4. O empreendedorismo é um pensamento que pode ser desenvolvido em qualquer pessoa que tenha uma das qualificaçoes citadas a cima, muitos nao tem a curiosidade e a vontade de inovar. Mas aqueles que se esforçam para aprender essa arte, teem que pensar um pouco “fora da caixa” as vezes, achar oportunidade onde os demais passaram sem reparar, analisar o mercado com a mente aberta e com o proposito. E se a pessoa ou entidade estiver disposta a isso, com a visão e a análise certa, sem duvidas o trabalho será recompensado com o sucesso.

  5. Na sociedade atual, ser empreendedor é visto como objetivo por algumas pessoas, que estão cansadas da forma de trabalho “normal”, estão cansadas de serem só mais um colaborador para a empresa, porém ser um empreendedor, na grande maioria das vezes exige grandes responsabilidades e técnicas que demandam de muito esforço por parte do empreendedor, que deve antes de abrir um negócio seguir alguns passos para o sucesso. Analisar o mercado no qual será inserido, pois não adianta começar uma empresa que vende doces em uma cidade onde a grande maioria das pessoas são diabéticas, por exemplo. Neste caso compensaria abrir uma loja de doces com baixo teor de açucares e evitar ao máximo produtos que piorem o laudo da diabete. Sempre procurar investir no marketing da sua empresa, pois não adianta de nada obter o melhor produto da região se ninguém sabe que ele existe. Realizar pesquisas de satisfação de qualidade e preço do produto com frequência para sempre estar atualizado da satisfação dos clientes. E também investir em você mesmo como empreendedor, mesmo antes de abrir a empresa (esse é o mais indicado), pois no mundo atual um mal empreendedor não terá espaço no mercado.

  6. Muitas pessoas que sonham em empreender, muitas vezes tem o estudo, mas não a experiência necessária, ou tem a experiência, mas não o estudo.
    Isso acaba fazendo com que seu negócio acabe dando errado em algum momento e ele acaba desistindo e largando todo seu negocio, se ao menos tentasse talvez mudar o ramo do negocio ou se adaptar, o Brasil teria uma gama ainda maior de empresários, empreendedores e donos dos seus próprios negócios.
    Desta forma a persistência deve ser a maior virtude e qualidade de um empreendedor, pois no começo sempre será difícil, mas após superar as dificuldades um mundo de novos negócios poderá se abrir.

  7. Uma organização empreendedora depende, assim, de pessoas que, mesmo sendo empregados, atuam como donos ou empreendedores, para transformar boas ideias em realidades. Se não há uma ampla distribuição da energia empresarial, com várias pessoas em diferentes equipes assumindo partes de um grande sonho e fazendo o mesmo acontecer, as organizações ficam cada vez mais prováveis de sobreviverem. Empreender, além de uma boa saúde, pode ser uma solução. Extrapolar potenciais empreendedores, não é apenas pensar em criar negócios ou colocar em prática ideias, é também realizar uma busca aprofundada em sua capacidade de planejamento, adaptação e conhecimento de possíveis soluções aos futuros problemas com antecedência.

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